Pular para o conteúdo principal

Conheça o quadro que inspirou Van Gogh a pintar ‘A Noite Estrelada’.


 A vida do holandês Van Gogh foi curta e intensa, assim como sua carreira. Considerado uma das figuras mais influentes da história da arte ocidental, a sua obra mais conhecida é ‘A Noite Estrelada’, que ele pintou quando já estava internado no hospício, em Arles – sul da França. Entretanto, o que pouca gente sabe é que antes do quadro que o consagraria como um dos maiores nomes da arte, ele pintou ‘A Noite Estrelada Sobre o Ródano’, que capturou um raro momento de calma nos caóticos anos finais de sua vida.

Aos 27 anos, ele se mudou para Paris em busca de sucesso, o que não parecia evidente em uma época de grande efervescência cultural e artística. Sendo assim, ele decidiu mudar para o sul da França, em busca de um refúgio. Foi na pequena cidade de Arles que ele desenvolveu seu estilo único, com cores e texturas tão marcantes, quanto sua própria história.

Fonte: Hypeness

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRANDES PINTORES Potiguares que você precisa conhecer [01]

Por Henrique Araújo Vamos falar de arte? Conheça as obras destes talentosos artistas potiguares e desbloqueie um novo nível de cultura na sua vida. Thomé Filgueira Quadro de Thomé Filgueira apresentado na exposição “Entre Usinas e Rios”. Thomé é um dos artistas plásticos mais relevantes do Rio Grande do Norte. Ele nasceu em Natal e fez várias exposições nos Estados Unidos na década de 1960. Integrante da segunda geração de modernistas no estado, ao lado de figuras como Newton Navarro e Dorian Gray, ele criou uma linguagem própria dentro das artes visuais do Rio Grande do Norte. Sua maior referência artística foi o impressionismo francês, que dividiu espaço com o realismo e o expressionismo abstrato que ele trouxe na bagagem após morar uma temporada nos EUA, no final dos anos 1950. Assis Marinho Obra de Assis Marinho retratando a atividade pesqueira Assis nasceu na Paraíba, mas veio ainda criança para o Rio Grande do Norte com a família, para fugir das mazel...

A ESCOLA DE ARTES DE ANGICOS CONTINUA PRODUZINDO

A Escola de Artes de Angicos continua produzindo a todo vapor. Em 2013, outros alunos novos juntaram-se aos veteranos da escola, para produzir a exposição de março do projeto artístico. Membros do grupo, como a professora Fatuca, Bianca, a grande anfitriã e benfeitora do grupo (que funciona em lugar cedido por ela e esposo), que continua produzindo incessantemente, Lúcia, Joana, João Maria e tantos outros, que estão chegando, não deixam apagar a chama da cultura e das artes angicanas. Apesar da Casa de Cultura de Angicos inexplicavelmente continuar sem ceder espaço para os artistas da cidade, o projeto segue em frente, já com ramificações   para outras cidades  em 2013. Acompanhe fotos do grupo que já entrou o ano produzindo.