Pular para o conteúdo principal

LEONARDO DA VINCI - O Maior artista de todos os tempos [01]

A ANUNCIAÇÃO
Decorridos 500 anos de sua morte, Leonardo da Vinci continua a ser a maior celebridade de todos os tempos na história da arte. Tipo raro de artista, de aguçada curiosidade e que trafegava por diversas áreas do conhecimento, ainda criança já mostrava talento para o desenho e a pintura. Nascido em 1452, em Vinci, uma pequena aldeia bem próxima a Florença, Leonardo era o filho ilegítimo de uma camponesa chamada Caterina com o rico tabelião florentino Piero. Por falta de sobrenome paterno, Da Vinci (algo como "da cidade de Vinci") celebrizou para sempre o local onde nasceu e cresceu.

Aos 16 anos tornou-se aprendiz do escultor, pintor e ourives Andrea de Verrocchio, seu primeiro mestre. Pouco tempo depois, com apenas 20 anos de idade, ingressou na Corporação dos Pintores de Florença. Passou então a gozar de certa independência artística, atendendo a encomendas e se relacionando com homens que, sem se dar conta, estavam moldando o pensamento renascentista através de seus estudos em matemática, física, astronomia, engenharia, artes e ciências.

Ao trafegar nesse mundo de intelectuais e artistas, Leonardo estabelecia relações e ampliava sua gama de interesses. Florença era então um local de efervescência cultural e fluxo crescente de riquezas, por causa do crescimento das navegações e do comércio com o Oriente. Da Vinci, porém, era pouco requisitado pelos mecenas locais --o artista tinha fama de não entregar suas encomendas-- e, desde que deixara a oficina de Verrocchio, havia realizado poucas pinturas.

A DAMA COM ARMINHO
Por volta de 1482, mudou-se para Milão e passou a trabalhar para o duque Ludovico Sforza. Ali, além de pintar, Leonardo realizava também, e não sem um certo prazer, trabalhos de engenharia para o duque. É na parede do refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie, também em Milão, que se encontra "A Última Ceia", célebre representação do encontro final de Jesus com seus apóstolos.

Da Vinci ainda voltaria a morar em Florença, após um breve período em Veneza, e retornaria a Milão, em 1506. De 1513 a 1516 viveu em Roma, onde fez contato com Michelangelo e Rafael. Finalmente mudou-se para a França, passando a viver em um château perto da cidade de Cloux, onde permaneceu até o fim da vida, em 1519.

Estima-se que o artista tenha deixado mais de 13 mil páginas de anotações, das quais hoje restam cerca de 6 mil, abrangendo estudos de anatomia (entre eles o famoso "Homem Vitruviano", com proporções perfeitas seguindo um ideal romano de beleza), ciências, filosofia, engenharia, projetos de máquinas e armas, estudos de botânica, esboços de quadros e desenhos arquitetônicos e urbanísticos, além das pinturas (das quais apenas 17 chegaram aos dias de hoje) e esculturas (nenhuma de autoria indiscutível).

Fonte: http://mestres.folha.com.br/pintores/03/
MONA LISA
O BATISMO DE CRISTO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRANDES PINTORES Potiguares que você precisa conhecer [01]

Por Henrique Araújo Vamos falar de arte? Conheça as obras destes talentosos artistas potiguares e desbloqueie um novo nível de cultura na sua vida. Thomé Filgueira Quadro de Thomé Filgueira apresentado na exposição “Entre Usinas e Rios”. Thomé é um dos artistas plásticos mais relevantes do Rio Grande do Norte. Ele nasceu em Natal e fez várias exposições nos Estados Unidos na década de 1960. Integrante da segunda geração de modernistas no estado, ao lado de figuras como Newton Navarro e Dorian Gray, ele criou uma linguagem própria dentro das artes visuais do Rio Grande do Norte. Sua maior referência artística foi o impressionismo francês, que dividiu espaço com o realismo e o expressionismo abstrato que ele trouxe na bagagem após morar uma temporada nos EUA, no final dos anos 1950. Assis Marinho Obra de Assis Marinho retratando a atividade pesqueira Assis nasceu na Paraíba, mas veio ainda criança para o Rio Grande do Norte com a família, para fugir das mazel

VIDA E OBRA – UM BREVE RESUMO DE SALVADOR DALI (02)

A TENTAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO  O blog vai aqui retomar as postagens, trazendo mais detalhes da vida e da obra de Salvador Dali. Um dos quadros em comento, é A TENTAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO, que faz parte do grande acervo produzido pelo artista. VIDA E OBRA – UM BREVE RESUMO DE SALVADOR DALI Salvador Dalí é um dos artistas mais conhecidos do século XX. Nasceu, em 1904, na cidade catalã de Figueres e aí morreu, em 1989. Foi um autêntico showman, e seu rosto moreno, com os olhos espantados e os longos bigodes levantados nas pontas, tornou-se uma espécie de ícone da irreverente arte de vanguarda do século XX. A partir de 1927 aproximou-se cada vez mais do Surrealismo, tendo desenvolvido um método a que chamou "crítico-paranóico", que envolvia várias formas subjetivas de associações de idéias e imagens. Dedicou-se a várias atividades profissionais, mas destacou-se, sem dúvida, como pintor, tendo deixado algumas obras que já se incorporaram ao imaginário da cultura o

Quem foi Sandro Botticelli?

Sandro Botticelli (1445-1510) foi um pintor renascentista e desenhista italiano. É considerado um dos pintores mais reconhecidos e aclamados da Itália e chegou ser convidado para participar das obras da Capela Sistina, em Roma. Botticelli é autor de importantes obras como: A Primavera, O Nascimento de Vênus e a Adoração dos Magos. Biografia Alessandro di Mariano Vanni Filipepi nasceu em Florença em 1.º de março de 1445. Caçula de cinco filhos, foi apelidado por um irmão mais velho de Sandro Botticelli, que significa "pequeno barril de vinho". Sandro Botticelli Reconhecido pela sagacidade e rapidez, Sandro era filho de um curtidor. Recebeu treinamento para ourives, mas atuou muito cedo no estúdio do pintor renascentista florentino Fra Filippo Lippi (1406-1469), em Florença, de quem foi discípulo. O estilo de Lippi, um dos mais importantes pintores da época, é evidenciado na maior parte da obra de Botticelli. Por meio de Lippi, Botticelli apreen