Pular para o conteúdo principal

Quem foi Sandro Botticelli?

Sandro Botticelli (1445-1510) foi um pintor renascentista e desenhista italiano.

É considerado um dos pintores mais reconhecidos e aclamados da Itália e chegou ser convidado para participar das obras da Capela Sistina, em Roma.

Botticelli é autor de importantes obras como: A Primavera, O Nascimento de Vênus e a Adoração dos Magos.

Biografia
Alessandro di Mariano Vanni Filipepi nasceu em Florença em 1.º de março de 1445. Caçula de cinco filhos, foi apelidado por um irmão mais velho de Sandro Botticelli, que significa "pequeno barril de vinho".

Sandro Botticelli

Reconhecido pela sagacidade e rapidez, Sandro era filho de um curtidor. Recebeu treinamento para ourives, mas atuou muito cedo no estúdio do pintor renascentista florentino Fra Filippo Lippi (1406-1469), em Florença, de quem foi discípulo.

O estilo de Lippi, um dos mais importantes pintores da época, é evidenciado na maior parte da obra de Botticelli.

Por meio de Lippi, Botticelli apreendeu a técnica da perspectiva linear e o uso de cores pálidas e ressonantes muito usadas nas obras do renascentista.

Também sofreu influência de Antonio Pollaiuolo (1433-1498) e Andrea del Verrocchio (1435-1488) em 1460.

Inquieto e rápido, Botticelli abriu a própria oficina quando tinha somente 25 anos. Ali, ele aplicou o neoplatonismo – de influência platônica – reunindo ideias pagãs em figuras pertencentes ao cristianismo.

Contava com muitos aprendizes que completavam seu trabalho e, assim, teve a capacidade de produzir em grande escala.

A tristeza e melancolia eram a marca de seu trabalho. Em muitas de suas pinturas, a figura feminina é retratada de maneira imponente.

As obras seduziram a importante e influente família Médici, de quem recebeu financiamento e grandes somas de dinheiro.

Por meio dos Médici foi convidado pelo Papado para participar da pintura da Capela Sistina. Realizou o trabalho juntamente com artistas como Pietro Perugino (1446-1523), Domenico Ghirlandaio (1449-1494) e, depois, Michelangelo (1475-1560).

Sete retratos papais e três áreas foram pintadas pelas mãos de Botticelli. Foi vítima de perseguição por parte da Igreja e teve muitas pinturas consideradas ímpias queimadas em fogueiras.

O mesmo destino teve o amigo que o influenciou na velhice, o monge Girolamo Savonarola (1452-1498). Ele foi queimado na fogueira por seu discurso impetuoso tratando sobre a ira de Deus.

Morte
Sandro Botticelli morreu dia 17 de maio de 1510 em sua cidade natal. O artista morreu pobre e atropelado pela popularidade de seus contemporâneos como Michelangelo, Rafael Sanzio e Leonardo Da Vinci.

Deixou inacabada as pinturas que retrataram a “Divina Comédia”, de Dante Alighieri. Porém, sua obra foi redescoberta e hoje ele é considerado um dos principais expoentes do Renascimento.

Principais obras e características

A Primavera (1481-1482)
​A primavera

A Primavera ou Alegoria da Primavera é considerada a maior pintura mitológica do Renascimento. Segundo historiadores, a obra foi encomendada a Botticelli pela família Médici para dar de presente a uma noiva.

É uma pintura de caráter humanístico e a maioria dos historiadores de arte consideram que o tema central reflete o amor e o casamento. Além disso, ele aborda temas como a sensualidade e fertilidade.

Botticelli concluiu o quadro em 1482, usando a técnica têmpera em uma tela de dimensões de 203 x 314 cm. A pintura está exposta no Galleria degli Uffizi, em Florença.

O Nascimento da Vênus (1484-1486)
O nascimento de Vênus

O Nascimento de Vênus é considerada uma das obras mais preciosas do Renascimento.

No quadro de incrível delicadeza, a deusa Vênus (conhecida como Afrodite na mitologia grega) emerge do mar sobre uma concha. Esse evento esteve alinhado com o mito o qual explica o seu nascimento.

Botticelli retratou em sua casca sendo empurrada para a costa de ventos produzidos pelo deus do vento em meio a uma chuva de rosas.

E, como a deusa Vênus está prestes a pisar na terra, uma ninfa estende a mão para cobri-la com um manto.

O nu da Vênus é uma marca do Renascimento em Botticelli, uma vez que até este tempo, mulheres nuas quase nunca haviam sido retratadas.

A pose de Vênus é uma alusão à Vênus de Médici, uma escultura em mármore estudada por Botticelli. Obra da antiguidade clássica, ela pertencia à coleção de Leandro de Médici.

O pintor florentino tentou demonstrar movimento em toda a cena, nos cachos dos cabelos da deusa, nas folhas das árvores, no vento e nas ondas.

Botticelli preparou os pigmentos com pouca gordura e usou uma técnica nova para a época, espalhando uma camada de ovo sobre o trabalho.

A obra foi finalizada em 1486, retratada em uma tela de 172,5 centímetros de altura por 278,5 de comprimento com o uso da técnica têmpera. Ela também está em exposição no Galleria degli Uffizi, em Florença.

Adoração dos Magos (1485-1486)
Adoração dos Magos

A obra Adoração dos Magos foi uma encomenda peculiar da família Médici. Na pintura, Botticelli reproduz vários integrantes da família, além de amigos e ele próprio.

A cena mostra os Médici representados como os Reis Magos que visitaram Jesus logo após seu nascimento.

Um dos reis toca o pé da criança ao colo de Maria. Diferente da bucólica cena descrita na Bíblia, a pintura de Botticelli retrata um grupo maior de visitantes.

Segundo historiadores, esta seria a solução para encaixar todos os integrantes dos Médici e amigos na visita a Jesus.

Em exposição na Galleria degli Uffizi, em Florença, as dimensões da obra é de 111 x 134 centímetros, refletindo a técnica óleo sobre tela.

Daniella Diana, Toda Matéria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRANDES PINTORES Potiguares que você precisa conhecer [01]

Por Henrique Araújo Vamos falar de arte? Conheça as obras destes talentosos artistas potiguares e desbloqueie um novo nível de cultura na sua vida. Thomé Filgueira Quadro de Thomé Filgueira apresentado na exposição “Entre Usinas e Rios”. Thomé é um dos artistas plásticos mais relevantes do Rio Grande do Norte. Ele nasceu em Natal e fez várias exposições nos Estados Unidos na década de 1960. Integrante da segunda geração de modernistas no estado, ao lado de figuras como Newton Navarro e Dorian Gray, ele criou uma linguagem própria dentro das artes visuais do Rio Grande do Norte. Sua maior referência artística foi o impressionismo francês, que dividiu espaço com o realismo e o expressionismo abstrato que ele trouxe na bagagem após morar uma temporada nos EUA, no final dos anos 1950. Assis Marinho Obra de Assis Marinho retratando a atividade pesqueira Assis nasceu na Paraíba, mas veio ainda criança para o Rio Grande do Norte com a família, para fugir das mazel

Identidade, suposta gravidez, ataques: os mistérios por trás da Mona Lisa

Em mais de 500 anos, muito já se comentou sobre La Gioconda, obra de arte do pintor italiano Leonardo da Vinci (1452 - 1519), conhecida como Mona Lisa pelos brasileiros.  No quadro é mostrado o retrato de uma mulher com um sorriso discreto. A obra voltou aos holofotes do mundo após um visitante do Museu do Louvre atirar uma torta em sua direção no último domingo. O homem de 36 anos foi preso e posto na ala psiquiátrica depois de ter atacado o quadro, segundo o jornal "The Guardian"....   - Veja mais em https://www.uol.com.br/splash/noticias/2022/06/01/mona-lisa-gravida-ataques-roubo-os-misterios-por-tras-da-mona-lisa.htm?cmpid=copiaecola  

VIDA E OBRA – UM BREVE RESUMO DE SALVADOR DALI (02)

A TENTAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO  O blog vai aqui retomar as postagens, trazendo mais detalhes da vida e da obra de Salvador Dali. Um dos quadros em comento, é A TENTAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO, que faz parte do grande acervo produzido pelo artista. VIDA E OBRA – UM BREVE RESUMO DE SALVADOR DALI Salvador Dalí é um dos artistas mais conhecidos do século XX. Nasceu, em 1904, na cidade catalã de Figueres e aí morreu, em 1989. Foi um autêntico showman, e seu rosto moreno, com os olhos espantados e os longos bigodes levantados nas pontas, tornou-se uma espécie de ícone da irreverente arte de vanguarda do século XX. A partir de 1927 aproximou-se cada vez mais do Surrealismo, tendo desenvolvido um método a que chamou "crítico-paranóico", que envolvia várias formas subjetivas de associações de idéias e imagens. Dedicou-se a várias atividades profissionais, mas destacou-se, sem dúvida, como pintor, tendo deixado algumas obras que já se incorporaram ao imaginário da cultura o